EXAMES REALIZADOS

Anatomia Patológica
é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos. Exames para detectar doenças através de biópsias, peças cirúrgicas, líquidos e secreções.
Análises Clínicas
é um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros. Material analisado: sangue, urina, fezes e secreções.


Imunofluorescência
é um exame extremamente importante para a complementação diagnóstica das lesões bolhosas cutâneas e em biópsias renais. Avalia principalmente doenças de causa imunológica. Exemplos: lúpus, vasculite, pênfigos, etc (pele); fundamental para diagnóstico das doenças glomerulares (rim).
Biologia Molecular
é o estudo da composição, estrutura e interações de moléculas celulares. O exame é utilizado para o diagnóstico de doenças infecciosas, oncológicas e mutações genéticas.


Citopatologia
é a ciência que estuda as doenças através das modificações celulares, considerando as suas características citoplasmáticas e nucleares. O teste é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer.
Imuno-histoquímica
é o estudo de células cancerígenas no organismo, feito a partir de reações químicas entre proteínas das células doentes e anticorpos preparados e marcados com proteínas conhecidas. É muito útil na avaliação confirmatória de diagnóstico, podendo ser utilizado na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.

